Existem muitos fatores que podem contribuir para um freezer não gelar o suficiente, muitas delas podem ser resolvidas com ações bem simples. 

 

É importante ficar atento a qualquer mudança de desempenho do seu equipamento e tentar sanar o problema o mais rápido possível.

 

Uma rotina preventiva ajuda a reduzir o custo maior de uma manutenção mais profunda, além de garantir que seus colaboradores trabalhem com segurança e com equipamentos que aumentam sua produtividade.

 

 

Temperatura do ambiente e umidade relativa do ar ❄

 

Equipamentos refrigerados respondem à condição do dia. Em dias mais frios seu freezer terá que se esforçar menos para manter a temperatura interna.

 

O mesmo é valido para dias mais quentes, que vão exigir mais do equipamento para manter a temperatura interna inferior a do ambiente em que ele está.

 

Mercadorias mal distribuídas ❄

 

Não sobrecarregue de mercadorias, respeite o limite máximo de carga exemplificada no equipamento.

 

Mantenha a distribuição dos volumes, deixando espaço para o ar frio circular entre as mercadorias.

 

Evite armazenar produtos ainda quentes!

 

Abertura das portas com frequência ❄

 

Organize as matérias-primas por frequência de uso.

 

Produtos utilizados mais vezes podem ficar em um equipamento com menos potência, já os que são usados esporadicamente podem ficar em um equipamento mais potente usado apenas para armazenamento.

 

Equipamento sem cicurlação de ar ❄

 

Seu freezer deve ficar em um local bem arejado e com pouca concentração de luz solar.

 

Não é aconselhável que tenha fontes de calor próximas do equipamento, isso vai comprometer o rendimento na refrigeração e aumentar o consumo de energia.

 

O correto é deixar seu freezer com um afastamento mínimo de 100 mm de paredes e outros objetos.